Fundo Documental Família Aires de Mendonça e as fases de tratamento

Composto na sua maioria por escrituras de compra e venda de propriedades, e aforamentos, conta igualmente com um grande número de documentação relativa ao pagamento de impostos e foros, assim como alguma correspondência, entre outra documentação, cronologicamente compreendida entre meados do Século XVIII e inícios do Século XX. Trata-se do Fundo Documental da Família Aires de Mendonça que foi alvo de doação ao Arquivo Municipal no passado ano de 2018.

Face ao estado de degradação em que se encontrava a documentação, as já de si demoradas fases de higienização, consolidação e restauro, e identificação, prolongaram-se por muito tempo, entrando-se, em meados do ano de 2021, na fase final do seu tratamento arquivístico, com a criação do quadro de classificação, de forma a elaborar-se o inventário final. Seguiu-se a fase de acondicionamento e por fim a disponibilização do espólio a todos os interessados, a qual se deu em finais desse mesmo ano.

Documentação importante, tanto pela sua idade como pelo seu conteúdo, trata de assuntos tão diversos como questões relativas a propriedades agrícolas, dispersas um pouco por todo o território do atual município de Olhão - destacando os seus limites e características - assim com propriedades localizadas dentro da malha urbana. Contém igualmente documentação cujo conteúdo remete para como assuntos de âmbito militar local, mas de incidência nacional, muito por força das inúmeras figuras pertencentes à família, que tiveram uma participação muito ativa na história de Olhão, dando como exemplo o facto de alguns deles estarem ligados a várias vereações camarárias, chegando mesmo a ocupar o lugar de Presidente da Câmara.