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Breve História
Sobre o Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal é responsável pela gestão integrada da informação produzida no âmbito da atividade municipal. Cabe a este serviço recolher, tratar, preservar e acessibilizar a informação, servindo as necessidades internas do município, bem como dos munícipes/utilizadores, dando cumprimento às suas competências enquanto serviço público.

O Arquivo Municipal teve certamente o seu início em Agosto de 1826, aquando da redação da primeira ata, na casa de residência do Dr. António Malafaia Freire Teles, primeiro presidente da Câmara, confundindo-se o seu nascimento com o da própria Câmara e necessariamente com o do concelho. À exceção do arquivo das obras, toda a documentação produzida desde então se encontra custodiada por este serviço.

Fisicamente encontra-se dividido em três edifícios. O Arquivo Corrente, no edifício Sede do Município, o Arquivo Intermédio, em depósito autónomo, na Zona Industrial de Olhão e o edifício do Arquivo Municipal António Rosa Mendes, onde está o Arquivo Definitivo, que se situa na Rua 18 de Junho, nº 8.